A Dieta Dukan

Um plano de emagrecimento que vem conquistando toda a Europa e a cada dia mais popular no mundo inteiro é a Dieta Dukan desenvolvida pelo médico francês Pierre Dukan. A dieta começou a fazer sucesso na França quando o Dr. Pierre Dukan publicou no ano 2000 um livro, Je ne sais pas maigrir (em tradução livre, "Eu não sei como emagrecer"), descrevendo o seu plano de emagrecimento. O livro rapidamente se tornou um best-seller na França com muitas pessoas aderindo ao programa. Talvez não seja à toa que as francesas têm a fama de serem magras e elegantes. No Brasil, uma versão do livro foi lançada com o título O Método Dukan Ilustrado que está à venda nas grandes livrarias do país.

O que de início era sucesso na França, a Dieta Dukan foi ganhando cada vez mais popularidade em outros países quando o público descobriu que celebridades como Kate Middleton, Jennifer Lopes, Penelope Cruz e até Gisele Bündchen começaram a seguir a dieta do Dr. Pierre Dukan. Conhecida pelo público brasileiro mais recentemente, também se tornou a dieta do momento por aqui.

Como funciona?

Quem já conhece a Dieta Atkins vai se familiarizar com a Dieta Dukan. É uma dieta baseada no consumo de proteínas e na restrição de carboidratos durante as refeições. Mas é um plano de emagrecimento mais complexo e com mais regras sobre o que é permitido ou não durante a dieta.

A Dieta Dukan é baseada em uma lista de mais de 100 alimentos permitidos, com várias regras que devem ser seguidas para obter o resultado desejado. Comparada à Dieta do Dr. Atkins, é considerada mais saudável por recomendar proteínas magras como ovos, peixes e carnes sem gordura.

Fases da Dieta Dukan

Gisele Bündchen aderiu à Dieta Dukan

A Dieta Dukan é um plano de emagrecimento dividido em 4 fases na seguinte ordem: Ataque, Cruzeiro, Consolidação e Estabilização.

Ataque

Tudo se inicia na fase denominada Ataque, onde o objetivo é fazer com que a pessoa perca peso o mais rápido possível com o atrativo de poder comer a quantidade que desejar de uma lista de 72 alimentos ricos em proteína, como carne sem gordura, frango, ovos, carne de porco, tofu, presunto, peru, entre outros. A fase de ataque da Dieta Dukan dura em geral 2 a 7 dias com o objetivo de perder entre 2 e 3 kgs.

Cruzeiro

A fase de Cruzeiro que se inicia após a fase de Ataque, o objetivo é chegar gradativamente ao peso ideal desejado emagrecendo em torno de 1kg por semana. Nessa fase, além de alimentos ricos em proteínas, alguns vegetais(28 tipos) são adicionados à lista de alimentos permitidos. Essa fase dura até a pessoa atingir o seu peso ideal, ou seja, enquanto a pessoa não atingir o peso ideal ela permanece nessa fase.

Consolidação

Após atingir o peso ideal e portanto, terminar a fase de Cruzeiro, é a vez da fase de Consolidação cujo objetivo é fazer com que a pessoa não volte a ganhar peso, evitando o temido efeito sanfona. Nessa fase, frutas, pães, queijos e alimentos que contém amido(trigo, massas, etc) são introduzidos no cardápio diário em quantidades bem moderadas. Uma vez por semana a pessoa repete a dieta da fase de Ataque.

A fase de Consolidação é programada para durar 10 dias para cada quilo perdido até o final da fase de Cruzeiro. Ou seja, se a pessoa perdeu 5kgs, ficará 50 dias na fase de Consolidação.

Estabilização

Essa fase que se inicia após a Consolidação é feita para durar a vida inteira, ou seja, é uma reeducação alimentar com algumas regras. Um dia por semana a pessoa se alimenta apenas de alimentos ricos em proteínas, como na fase de Ataque mas com menos opções de tipos de proteínas permitidos.

Exemplo de Cardápio

Exemplo de cardápio para as fases da dieta Dukan

Se você se interessou por essa dieta, há o site oficial desse programa de dieta no endereço: https://www.dietadukan.com.br/ onde você conta com acompanhamento exclusivo ou ainda você pode adquirir o livro da Dieta Dukan Eu não consigo emagrecer e O Método Dukan Ilustrado à venda em livrarias como a Saraiva.