Dieta Gracie

Como o próprio nome indica, a Dieta Gracie foi criada por Carlos Gracie, o patriarca da família reconhecida mundialmente quando o assunto é jiu-jitsu. Essa dieta vem sendo aprimorada durante décadas pelos seus herdeiros e lançada mais recentemente em livro por Rorion Gracie, o filho mais velho de Hélio Gracie, que por sua vez é irmão do criador da dieta, Carlos Gracie.

O objetivo principal da Dieta Gracie não é o emagrecimento mas sim priorizar hábitos alimentares saudáveis que devem ser seguidos por toda a vida, como uma filosofia. A dieta não é complicada, ela divide alimentos em grupos distintos que podem ou não serem combinados com alimentos de outros grupos. Basicamente é só compor uma refeição com alimentos compatíveis entre si.

Embora rica em frutas e verduras, a dieta não elimina carnes. Carne de boi, peixes e frutos do mar fazem parte da lista de alimentos permitidos. Já bebidas alcoólicas e carne de porco não são permitidos. Fora isso, a lista de alimentos é bem abrangente, com grande variedade de alimentos, fazendo da Dieta Gracie uma opção bem flexível.

Conheça abaixo os 7 grupos de Dieta Gracie e como os alimentos de cada grupo podem se combinar com outros para compor uma refeição ou lanche. (Clique na imagem para vê-la em tamanho real)

Tabela com grupos de alimentos da Dieta Gracie