Dieta Japonesa

Você já deve conhecer ou ter ouvido falar da Dieta Japonesa e vários relatos de pessoas que se submeteram à ela mostrando que as pessoas conseguem perder até 5 kgs em 1 semana, que é o tempo de duração dessa dieta. Mas isso depende de vários fatores como, por exemplo, se a pessoa está muito acima do seu peso ideal e o seu metabolismo.

A Dieta Japonesa funciona mesmo?

Olhando os alimentos que fazem parte do cardápio da Dieta Japonesa, nota-se que essa dieta se baseia em um consumo reduzido de carboidratos e favorecimento do consumo de proteína animal, além das refeições serem bem limitadas. Você consegue comer apenas 2 ovos cozidos durante o jantar? Ou comer só presunto na janta? Pois essas serão algumas das refeições do cardápio para a semana se você seguir essa dieta. E é bom lembrar que a Dieta Japonesa permite apenas 3 refeições ao dia. Ou seja, é o típico "Regime da Fome", um regime de emergência para quem deseja emagrecer rápido.

Outra coisa a se observar é que os alimentos do cardápio em nada lembram uma alimentação típica japonesa. Isso levanta a hipótese de que essa dieta foi inventada sem muitos critérios e foi dada à ela um nome genérico atraente. Não está documentado quem foi o criador dessa dieta, apenas seu cardápio é reproduzido em vários sites brasileiros.

Provavelmente nenhum nutricionista irá recomendar esse tipo de dieta já que ela é muito pobre em carboidratos e desbalanceada. Tanto é que o conselho dos proponentes dessa dieta é não praticar exercícios físicos durante a semana em que a pessoa faz essa dieta por causa da carência de carboidratos.

Sendo um tipo de "Dieta da Fome" não é de se espantar que haja vários relatos dizendo que a Dieta Japonesa funciona. Mas isso acontece com qualquer dieta que faz com que você coma bem menos que o normal. Após uma semana de muito sacrifício obedecendo ao cardápio, você conseguiu emagrecer mas as chances de recuperar todo o peso perdido novamente são grandes.

O Cardápio da Dieta Japonesa

Veja aqui o cardápio da Dieta Japonesa para ser seguido durante uma semana (Clique na imagem para vê-la em tamanho real):

Cardápio da Dieta Japonesa

Imprimir o Cardápio Acima