Mitos Sobre Dietas

Existem muitas crenças sobre dietas e emagrecimento. É o que conhecemos como "sabedoria popular". Separamos aqui alguns dos mitos mais difundidos sobre emagrecimento.

Comer à noite engorda

O que leva uma pessoa a ganhar peso é a quantidade de calorias consumidas menos a quantidade de calorias gastas ao longo do tempo. Um mesmo alimento tem uma mesma quantidade de calorias, não importa se ele é consumido ao acordar ou pouco antes de dormir. Mas isso não significa que comer e se deitar logo em seguida seja saudável.

Tomar água emagrece

A água não possui nenhuma propriedade capaz de fazer uma pessoa queimar calorias além do normal. Porém, tomar água aumenta a sensação de saciedade levando a pessoa a comer menos.

Existem alimentos que ajudam a queimar mais calorias

É comum dietas da moda alardearem propriedades milagrosas de algum alimento mas o fato é que não existe nenhuma comprovação de que algum alimento leve uma pessoa a queimar mais calorias.

Carboidratos engordam

Existem muitas opiniões divergentes sobre os carboidratos. Os carboidratos por si só não levam ninguém a engordar mais mas alguns estudos indicam que uma dieta com menos carboidratos ajuda a reduzir o apetite, fazendo com que uma pessoa acabe comendo menos. Isso pode funcionar para algumas pessoas e para outras pessoas não. O que conta no final é a quantidade de calorias consumidas, não importa se foi através de uma dieta predominantemente de carboidratos ou de proteínas.

Alimentos gordurosos engordam

Alimentos gordurosos têm mais calorias quando comparados com alimentos com baixo teor de gordura. Mas se uma pessoa consegue controlar a quantidade de calorias consumidas, não importa se o seu cardápio é composto por alimentos gordurosos ou sem gordura. O problema é que o consumo de gordura em excesso pode levar a outras complicações para a saúde mesmo que na balança esteja tudo bem.