Fitonutrientes

Nas últimas duas décadas, um tipo de nutriente encontrado em vegetais denominado fitonutrientes vem sendo cada vez mais estudado pelos cientistas. Fitonutriente não é considerado vitamina nem mineral, é uma classe diferente de nutriente.

Atualmente, os três tipos de fitonutrientes mais conhecidos são:

A maioria dos fitonutrientes são também anti-oxidantes eficazes, sendo benéficos para combater o envelhecimento, melhorar a imunidade, prevenção do câncer e doenças do coração, entre outros benefícios. A melhor fonte de fitonutrientes são os próprios vegetais, pois apesar de fitonutrientes poderem ser encontrados em forma de suplementos, os estudos ainda não determinaram se há de fato algum benefício quando os fitonutrientes são consumidos em separado em forma de pílulas, qual seria a dose certa, entre outros fatores.

Atualmente existem diversos cientistas pesquisando mais sobre os fitonutrientes, determinar métodos para aumentar a quantidade de fitonutrientes nos vegetais, seja desenvolvendo novas variedades de vegetais ou pesquisando como o cultivo, estocagem e o método de transporte podem afetar os níveis de fitonutrientes dos vegetais. As pesquisas atuais também incluem modificações genéticas para obter vegetais com um determinado tipo de fitonutriente.