Freekeh - perfil nutricional

Freekeh(pronunciado frika) é um cereal consumido há milhares de anos no Oriente Médio, muito apreciado na Palestina e no Egito e que recentemente ganhou status de superalimento no Ocidente. O freekeh não é um grão diferente, é apenas o grão de trigo que passa por um processo diferente de produção.

Na produção do freekeh, o trigo é colhido ainda verde, quando os grãos estão macios. Em seguida, o trigo é submetido ao fogo de maneira que apenas sua palha é queimada. A semente quando está verde possui certa umidade o que previne sua queima nesse processo. Após a queima, as sementes são separadas da palha e levadas para secar ao sol por aproximadamente 2 semanas, quando então estão prontas para o consumo.

Esse processo resulta em um grão com sabor e perfil nutricional diferente do grão de trigo convencional. O freekeh possui sabor amendoado e defumado, muito agradável ao paladar. Mas o que levou o freekeh à condição de superalimento é o seu perfil nutricional:

Trigo Freekeh

Trigo Freekeh

O freekeh ajuda a emagrecer?

O seu perfil nutricional faz do freekeh um excelente alimento para elaborar um cardápio para emagrecimento. Mas como se trata de uma fonte de carboidratos, é necessário consumir com moderação.

Como preparar o freekeh

O freekeh é preparado principalmente como um substituto do arroz. Na hora de preparar o freekeh, é recomendado lavar bem os grãos e depois cozinhar por aproximadamente 20 a 25 minutos.

Onde comprar freekeh

O freekeh vem se tornando cada vez mais popular e atualmente é possível encontrá-lo facilmente em lojas de produtos naturais, principalmente em lojas especializadas para o público vegetariano. Também é fácil encontrá-lo em lojas especializadas em produtos árabes.