A Manteiga Faz Bem?

Alimento condenado no passado, estudos mais recentes vêm mostrando que a manteiga possui propriedades que podem ser benéficas à saúde, quando consumidas com moderação. Com isso, a manteiga deixou a condição de vilã para ingressar na categoria de alimentos potencialmente saudáveis, apesar de ser um alimento calórico.

Melhor que a margarina?

Até há poucos anos, a margarina era recomendada por médicos e nutricionistas como uma alternativa saudável à manteiga. Hoje sabe-se que a história pode ser um pouco diferente. Durante muito tempo, o processo utilizado para a fabricação da margarina era a hidrogenação, responsável por transformar óleos vegetais líquidos em sólidos. Esse procedimento tem como resultado a gordura trans e existem diversos estudos que apontam que esse tipo de gordura está associado a diversos problemas de saúde. Na manteiga não há gorduras trans.

Atualmente existem processos mais modernos para a fabricação de margarina que não geram gorduras trans no produto final e consequentemente, boa parte das margarinas encontradas hoje no mercado estão livres dessa gordura(1).

Consumidas com bastante moderação, tanto a manteiga como as margarinas livres de gorduras trans não apresentam riscos à saúde. Considere o azeite de oliva como uma alternativa mais saudável que ambas.

Benefícios da manteiga

A manteiga é rica em minerais essenciais à saúde humana como zinco e selênio, esse último considerado um micronutriente com função antioxidante. A manteiga também é rica em vitaminas A, D, E e K2. A vitamina K2 exerce um papel importante no metabolismo do cálcio e sua deficiência na dieta está associada a doenças cardiovasculares e osteoporose(2).